top of page

Viúva Clicquot: a Mulher que Formou um Império (2024)

Atualizado: 10 de set. de 2024

Uma beleza puramente visual

O cinema contemporâneo nos tem presenteado com diversas histórias que tratam de mulheres bem-sucedidas que, por diversos motivos, são desconhecidas do grande público. Nesse contexto, chega até nós Viúva Clicquot, um filme que narra a história real de Barbe-Nicole Clicquot-Ponsardin, uma viúva de 27 anos que, após a morte do marido, assume a vinícola da família. Com apoio limitado e cercada de homens gananciosos, ela deve lutar para manter a sua filosofia em relação não apenas a vinicultura como também a viticultura.

ree

Com convincente atuação de Haley Bennett e uma fotografia sensível que explora momentos do casal, a natureza e o cenário de época seguidos por uma trilha musical minimalista que conduz o espectador em grande parte do longa, o filme é um convite para uma viagem temporal para a França do início do século XIX.

O filme é apenas o terceiro longa em que Thomas Napper assina a direção. No entanto, Napper possui maior experiência no cinema tendo sido auxiliar de direção de Joe Wright (em Orgulho e Preconceito, Desejo e Reparação e O Destino de uma Nação) e Rob Marshall (em Mary Poppins e Caminhos da Floresta). Talvez essas experiências tenham influenciado Napper na direção desse que é o seu primeiro filme de época.

ree

No entanto, a inspiração de Wright dos anos 2005 e 2007 não passou para Napper em Viúva Clicquot. Embora o filme seja visualmente belíssimo e sensível, ele não consegue em todos os momentos fazer aquilo que o cinema deve por excelência: transmitir algo através de sua linguagem própria, de sua encenação do real. O filme falha justamente quando verbaliza o que não consegue mostrar, fazendo com que diálogos vazios e apelativos até mesmo quebrando a quarta parede ganhem destaque. O cinema é antes de qualquer outra coisa uma arte visual, onde mais importante do que contar uma história é saber encenar essa história através de sua linguagem própria.

ree

Embora o filme apresente essa lacuna, não deixa de ser uma boa obra de época. Para muitos, o principal nesse tipo de cinema é a exploração da própria época. Para esses e aqui me incluo em partes, e para aqueles que buscam um filme com uma abordagem mais poético, Viúva Clicquot cumpre bem o seu papel.

Ambos os filmes se encontram em cartaz no cinema Cine Show no Shopping Pátio Petrópolis.


 
 

Deixe seu e-mail para acompanhar as novidades!

© 2022 Perfil Cinéfilo: curso de cinema, crítica cinematográfica, curso de história do cinema

  • Instagram
  • Lattes
bottom of page